O que você procura
você está no Hospital Copa D'Or
Hosp Israelita
Hosp Niteroi D'Or
Hosp Assunção
Hosp Norte D'Or
Hosp Badim
Hosp Oeste D'Or
Hosp Bangu
Hosp Quinta D'Or
Hosp Barra D'Or
Hosp Ribeirão Pires
Hosp Bartira
Hosp Rios D'Or
Hosp Caxias D'Or
Hosp SANTA LUZIA
Hosp Copa D'Or
HOSP SÃO LUIZ
Hosp e Mat Brasil
Hosp São Marcos
Hosp Esperança Olinda
Hosp Sino Brasileiro
Hosp Esperança Recife
Hosp Villa-Lobos
Hosp iFor
Hospital Copa Star
HOSPITAL REAL D'OR
Mudar hospital

Notícias Científicas


23/06/2017 - Estudo do IDOR fica em 1º lugar no principal Simpósio sobre Medicina Intensiva da América Latina


 

O evento acontece a cada dois anos e conta com a presença de palestrantes de reconhecida produção científica. são diversos fóruns que contam com a participação de cerca de 1.500 congressistas, que em sua maioria, coordenam diferentes unidades de terapia intensiva.

Apenas três trabalhos são premiados a cada evento. O estudo "Impacto da internação durante o final de semana sobre a mortalidade de pacientes internados em UTIs: o papel dos fatores organizacionais" ficou em 1º lugar. 

O estudo é vinculado ao projeto Orchestra, que analisa o papel dos fatores organizacionais em terapia intensiva em 93 utis brasileiras, coordenado pelos Drs. Márcio Soares, Fernando Bozza e Jorge Salluh do IDOR, foi apresentado pelo Dr. Fernando Zampieri do Hospital Alemão, Oswaldo Cruz e do HCor.

A pesquisa avaliou se padrões organizacionais e de staffing da UTI poderiam explicar a associação entre a internação durante o final de semana e os desfechos em pacientes críticos. No estudo, pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos eletivos tem maior chance de experimentar desfechos piores quando internados no final de semana. Entretanto, este maior risco foi mitigado em UTIs com o mesmo padrão de staffing de enfermagem e que empregam checklists durante o final de semana, representando uma oportunidade para melhorar o tratamento dos pacientes, assim como o desempenho e a eficiência das UTIs.